Carta de Condução Categoria B1
B1 é uma categoria que permite conduzir triciclos e quadriciclos (também conhecidos por papa reformas). Um quadriciclo é nada mais do que uma “moto 4”, mais desenvolvida ou não. Para se habilitarem a esta categoria é necessário os candidatos a alunos terem pelo menos 15 anos e meio, ou seja, 6 meses antes de completarem os 16.
Carta de Condução Categoria A1
A A1 é uma categoria da carta para motociclos, que permite conduzir estes veículos até 125 cm3 e potência máxima 11 k/W, ciclomotores e triciclos. Podem começar a tirar esta categoria partir dos 15 anos e meio de idade, ou seja, 6 meses antes de completarem os 16 anos.
A XPTO escolheu duas motas da marca Honda e Yamaha, sem apresentações pois as marcas falam por si. Como modelos, temos uma Honda CM 125 e YBR 125, motociclos de qualidade superior. Permitem ser conduzidas por todo o tipo de alunos, estatura alta ou baixa, deixando de ser um entrave para quem quer obter esta categoria.
Carta de Condução Categoria A2
Para o acesso a esta categoria, escolhemos uma Honda CB 500 (adaptada também para alunos de baixa estatura). Esta categoria tem uma potência limitada, inferior a 35 KW. Assim sendo, estes são os motociclos ideais para esse efeito. Os candidatos a esta categoria, precisam de ter 18 anos, podendo iniciar a sua formação 6 meses antes de os completar. Após 2 anos, de possuírem esta categoria podem efectuar a formação para adquirir a categoria A.
Carta de Condução Categoria A
Para esta categoria é necessária a idade mínima de 20 anos, desde que habilitados com A2 há 2 anos, não o sendo ficam condicionados à idade de 24 anos. Ficando o candidato habilitado a conduzir qualquer motociclo.
Para a categoria A, continuamos com a marca Yamaha (FZ6), marca Japonesa que se encontra no topo da preferência dos alunos, devido à facilidade e fiabilidade da sua condução. Yamaha Fazer 600, é conhecida pelo seu conforto, facilidade de condução e segurança em duas rodas, devido à sua resistência e manobrabilidade.
Carta de Condução Categoria B
A XPTO, fez questão em escolher veículos, que condigam com a sua imagem. Por outro lado, um dos factores da nossa escolha, foi veículos comuns à maioria de condutores habituais, com medidas o mais próximo da realidade, para que facilite a sua condução.
Veículos de grandes dimensões e demasiado complexos prejudicam a aprendizagem do aluno. A nossa escolha foi o SEAT IBIZA, TOYOTA YARIS, TOYOTA AURIS E DACIA SANDERO (gasolina).
Carta de Condução Categoria C
Para a categoria C, pesados de mercadorias, temos ao dispôr um Mercedes-Benz Atego, veículo de alta capacidade, manobrabilidade e facilidade de condução. Para esta categoria, a idade mínima é de 21 anos.
Documentos Necessários
- Documento Identificativo.
- Número de Contribuinte.
- Uma Fotografia Tipo Passe (que será devolvida de imediato).
- Atestado médico digital.
- Exame psicotécnico (Categoria C).
Para A1 e B1 é necessário:
- Termo de Responsabilidade.
- Documento identificativo do responsável pelo aluno (menor).
- Certidão de nascimento narrativa completa.